domingo, 11 de março de 2018

A arte de olhar

Resultado de imagem para ilusões de otica

Quando estamos diante de uma realidade qualquer, boa ou ruim, com algo ou com alguém, com uma ideia ou com uma coisa, enfim, quando estamos contra a parede, vemo-nos cara a cara, frente a frente com algo que vemos e que nos vê. Mas, como será que vemos? E como será que somos vistos Ficamos diante de dois modos de ver a realidade: um pelo complexo de Poliana, outro pela doença do pessimismo.

Pelo complexo de Poliana nos vemos sempre tentando enxergar aquilo que a situação (acontecimento, pessoa, coisa, ideia...) tem de bom. E, dessa perspectiva, abrimos nossa mente e coração para ver como é possível produzir algo positivo naquele contexto. Por sua vez, pela perspectiva pessimista, somos levados a bloquear nossa visão e enxergar exclusivamente o que há de ruim e como algo destrutivo pode vir daquela situação (acontecimento, pessoa, coisa, ideia...).

O fato é que as coisas não são apenas boas ou ruins. Enxergar apenas as coisas boas ou apenas as coisas ruins pode parecer ingenuidade, simplicidade ou excessiva bondade/maldade. A diferença é que, se o olhar de bondade estiver certo, a possibilidade de se produzir coisa boa em mim e no meu mundo é maior. Se, porém, estiver errado, será necessário lidar com uma grande frustração ou uma simples correção de rota. 

Por sua vez, se o olhar negativo estiver certo, a possibilidade de se produzir algo ruim aumenta contra mim e contra o meu mundo. Mas, se ele estiver errado (isto é, se for bom o que se achava ruim), não haverá uma frustração, mas um alívio e, a partir disso, cria-se uma chance de se produzir algo bom. Ocorre uma mudança de rota, para o bem. A grande questão, então, é saber olhar. É permitir-nos ver um outro lado. Isso pode mudar nossa mente, nosso espírito, nosso mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A arte de olhar

Quando estamos diante de uma realidade qualquer, boa ou ruim, com algo ou com alguém, com uma ideia ou com uma coisa, enfim, quando estam...